O cardeal australiano George Pell (C) é escoltado algemado pela Suprema Corte de Victoria em Melbourne em 21 de agosto de 2019.
O cardeal australiano George Pell (C) é escoltado algemado pela Suprema Corte de Victoria em Melbourne em 21 de agosto de 2019.| Foto: William WEST/AFP

O cardeal australiano George Pell, 78, ex-tesoureiro do Vaticano e ex-conselheiro do papa Francisco, vai continuar cumprindo sua sentença de seis anos de prisão por agredir sexualmente meninos que participavam do coral da Catedral de St. Patrick, em Melbourne, há 23 anos. Ele foi detido em fevereiro.

Ao apresentar a decisão nesta quarta-feira (21), a presidente da Suprema Corte de Victoria, Anne Ferguson, confirmou a decisão da primeira instância e disse estar convencida pela evidência da única testemunha viva: um pai de Melbourne que acusou Pell de tê-lo assediado brutalmente na frente de um amigo da escola, que também foi atacado. Pell alega inocência.

Em agosto passado, a igreja se desculpou publicamente pelas milhares de vítimas de abuso na Austrália e prometeu que isso nunca aconteceria novamente.