Keiko Fujimori em event que encerrou campanha do segundo turno, ao lado de Álvaro Vargas Llosa, filho de Mario Vargas Llosa,   famoso escritor peruano que está apoiando a candidatura de Keiko
Keiko Fujimori em event que encerrou campanha do segundo turno, ao lado de Álvaro Vargas Llosa, filho de Mario Vargas Llosa, famoso escritor peruano que está apoiando a candidatura de Keiko| Foto: Reprodução/Twitter/@KeikoFujimori

A apuração do segundo turno da eleição presidencial no Peru deste domingo (6) ainda não permite declarar um vencedor. A vantagem da candidata Keiko Fujimori, do partido de direita Fuerza Popular, está diminuindo conforme a apuração das urnas vai avançando.

No início desta segunda-feira, com 80% das urnas contabilizadas, Keiko tinha 51,52% dos votos válidos e o adversário Pedro Castillo, do partido de extrema esquerda Perú Libre, aparecia com 48,47%. Horas depois, já com 90% das atas computadas, a diferença entre eles tinha caído para 0,7 ponto percentual – Keiko com 50,35% e Castillo com 49,64% dos votos válidos.

Uma pesquisa de boca de urna do Instituto Ipsos, divulgada na noite de domingo, apontava para uma vitória de Keiko, mas os votos do campo, da selva e do exterior podem definir a eleição presidencial. Enquanto a filha do ex-ditador Alberto Fujimori deve ter a preferência entre os eleitores que vivem fora do país, Castillo tem vantagem entre a população rural.