Pessoas se reúnem na rua e aguardam as preces do funeral em frente à escola em que um incêndio matou alunos e professores em Paynesville, na região da Monrovia, capital da Libéria, 18 de setembro de 2019
Pessoas se reúnem na rua e aguardam as preces do funeral em frente à escola em que um incêndio matou alunos e professores em Paynesville, na região da Monrovia, capital da Libéria, 18 de setembro de 2019| Foto: Carielle DOE / AFP

Pelo menos 26 crianças e dois professores morreram em um incêndio em uma escola em Paynesville, na região de Monrovia, capital da Libéria, na madrugada desta quarta-feira (18), de acordo com informações da imprensa internacional. As vítimas tinham entre 10 e 20 anos, acredita-se que eram meninos que estudavam o Alcorão. Segundo a BBC, as crianças estavam dormindo em um prédio anexo a uma mesquita quando o incêndio começou. Em uma mensagem no Twitter, o presidente do país, George Weah, enviou condolências às famílias das vítimas. Um porta-voz da polícia disse que o fogo pode ter começado com uma falha elétrica. As causas do incêndio estão sendo investigadas.

Mulbah, um professor de outra escola, disse que tentou retirar os meninos do prédio em chamas, mas o calor estava muito intenso para se aproximar da escola. As janelas tinham barras de segurança. "Levou duas, três horas para que a brigada de incêndio conseguisse entrar", disse o professor. Não está claro quantas pessoas viviam no dormitório, mas as autoridades disseram que poucos conseguiram escapar.

Abel Learwellie, diretor do Camp for Peace Liberia, uma organização sem fins lucrativos em Paynesville, disse que não se lembra de um desastre tão mortal no país de 4,2 milhões de habitantes desde um deslizamento de terra que matou centenas de menores de idade quase quatro décadas atrás. "A polícia ainda está procurando os corpos", ele disse.