Líder da Câmara dos Representantes dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, chega em reunião com o partido para discutir o possível processo de impeachment contra o presidente Trump, Washington, 24 de setembro de 2019
Líder da Câmara dos Representantes dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, chega em reunião com o partido para discutir o possível processo de impeachment contra o presidente Trump, Washington, 24 de setembro de 2019| Foto: Mark Wilson/ Getty Images/ AFP

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, planeja anunciar um processo formal de impeachment contra o presidente Donald Trump, afirmam o Washington Post e outros jornais americanos.

Pelosi deve fazer o anúncio após uma reunião com o seu partido ainda nesta terça-feira (24), segundo autoridades do partido democrata que falaram ao Post sob condição de anonimato.

A mudança de opinião de Pelosi, que até o momento se posicionou contra um pedido de impeachment, ocorre após relatos de que o presidente Trump pode ter pressionado o presidente da Ucrânia a investigar o ex-vice-presidente e potencial adversário em sua campanha à reeleição em 2020, Joe Biden. Trump prometeu nesta terça-feira liberar a transcrição do telefonema com o presidente ucraniano que gerou as alegações.

Esses relatos provocaram uma onda de apoio ao impeachment entre os democratas na última semana. Pelosi disse nesta terça-feira que as alegações a obrigaram a reconsiderar a sua posição de que o impeachment é uma opção muito divisiva para o país.