Várias pessoas esperam a vez de comprar comida, hoje em Havana (Cuba). Imagem ilustrativa.
Várias pessoas esperam a vez de comprar comida, hoje em Havana (Cuba). Imagem ilustrativa.| Foto: Yander Zamora/Agência EFE/Gazeta do Povo

Várias das polêmicas lojas estatais que vendem comida e produtos básicos em moeda estrangeira foram saqueadas neste domingo, em meio à inédita onda de protestos contra o governo de Cuba.

Testemunhas afirmaram à Agência Efe que no município de Cárdenas, na província de Matanzas, foi saqueada uma loja de pagamento em divisas, comércios cuja abertura causou grande mal-estar entre a população. Imagens nas redes sociais mostraram um incidente similar na cidade de Güines, em Artemisa. As informações sobre a situação do país estão, porém, desencontradas devido aos constantes cortes de comunicação que dependem de monopólio estatal.

Os vídeos mostram grupos de pessoas quebrando vidraças de lojas e lançando alimentos em direção à rua, enquanto outros levam caixas inteiras. Durante os protestos, um dos gritos mais frequentes é o de "abaixo as lojas MLC", em referência às lojas em "moeda livremente conversível" que se multiplicaram pelo país no último ano. Muitos cubanos não têm acesso a esses estabelecimentos porque não são remunerados em dólares ou euros.