O presidente da França, Emmanuel Macron, pede que a polícia israelense saia da igreja de Saint Anne, na Cidade Antiga de Jerusalém, 22 de janeiro de 2020
O presidente da França, Emmanuel Macron, pede que a polícia israelense saia da igreja de Saint Anne, na Cidade Antiga de Jerusalém, 22 de janeiro de 2020| Foto: Ludovic Marin / AFP

O presidente da França, Emmanuel Macron, discutiu com agentes de segurança de Israel enquanto visitava a Cidade Velha de Jerusalém nesta quarta-feira (22). O líder francês está em Israel para participar de um evento em memória das vítimas do Holocausto na quinta-feira.

Macron fazia uma visita à Igreja Saint Anne de Jerusalém, que pertence ao governo da França e é considerada território francês, quando os oficiais de segurança tentaram acompanhá-lo na igreja. "Todos conhecem as regras. Eu não gosto do que você fez diante de mim. Vá para fora!", gritou Macron em inglês a um policial. "Por favor, respeite as regras, elas existem há séculos e não mudarão comigo, posso te garantir", acrescentou Macron durante a discussão.

"St. Anne pertence à França em Jerusalém. É responsabilidade da França proteger esses locais nesta cidade. As forças de segurança de Israel queriam entrar enquanto a segurança estava sendo fornecida pelos serviços de segurança da França. O presidente reagiu a uma discussão entre as forças de segurança israelenses e francesas ao entrar na igreja para encerrá-la, e para lembrar a todos sobre as regras que se aplicam", disse uma porta-voz do governo francês à CNN.

O ex-presidente francês Jacques Chirac protagonizou uma situação semelhante na mesma igreja em 1996, segundo o jornal Le Figaro.

Vários líderes mundiais estarão em Israel nesta semana, que marca os 75 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz, onde mais de um milhão de judeus foram mortos por nazistas. Milhares de policiais e outras forças de segurança estão em operação desde esta quarta-feira antes da chegada dos dignitários, incluindo o presidente russo Vladimir Putin e o vice-presidente dos EUA, Mike Pence.