Milhares de manifestantes liderados pelo partido de esquerda francês Insubmissa (LFI) participaram, neste sábado (21), do segundo dia de protestos contra a reforma da previdência, em Paris. Um dos principais pontos da reforma, proposta pelo governo de Emmanuel Macron, prevê o aumento da idade mínima para a aposentadoria dos atuais 62 para 64 anos até 2030.

O projeto prevê também a antecipação para 2027 do aumento do tempo de contribuição de 42 para 43 anos para a obtenção da aposentadoria integral (até agora prevista para 2035). A justificativa do governo francês para a reforma é o déficit da previdência social no país, onde 21% da população têm 65 anos ou mais.

Segundo informações da Agência EFE, a "marcha pela nossa aposentadoria" reuniu, neste sábado, principalmente jovens que caminharam da Praça da Bastilha à Praça da Nação. Antes disso, na quinta-feira (19), o protesto incluiu uma greve apoiada por grande parte do setor público.

As manifestações na França são lideradas pelo LFI, com adesão de centrais sindicais e união de estudantes, e ocorrem dias antes de o projeto de lei ser discutido na Assembleia francesa, onde o partido de Macron – sem maioria absoluta – conta com o apoio da centro-direita para aprová-lo. O LFI é o partido com a terceira maior representação parlamentar do país.