golfo irã
Marinha do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã conduziu uma ação insegura ao cruzar a proa do barco patrulha da Guarda Costeira dos EUA, em águas internacionais do sul do Golfo Pérsico, em 2 de abril de 2021| Foto: Cortesia da Marinha dos Estados Unidos/AFP

O navio de guerra americano USS Firebolt disparou tiros de advertência após três embarcações da Guarda Revolucionária paramilitar do Irã chegarem a 62 metros de uma patrulha no Golfo Pérsico, informou a Marinha dos Estados Unidos nesta quarta-feira (28). "As tripulações dos EUA emitiram vários avisos via rádio e dispositivos de alto-falante, mas as embarcações [da Guarda] continuaram suas manobras de curto alcance", disse Rebecca Rebarich, porta-voz da 5ª Frota do Oriente Médio. "A tripulação da Firebolt então disparou tiros de advertência e as embarcações (da Guarda) se afastaram para uma distância segura das embarcações dos EUA", acrescentou. O Irã não reconheceu imediatamente o acontecimento.

Os Estados Unidos relataram a mesma manobra por parte dos iranianos no começo do mês, durante patrulhas de rotina em águas internacionais.