O navio da Marinha Russa Dmitry Rogachev 375 navega em direção ao Bósforo no Mar Negro com um barco da Guarda Costeira turca acompanhando, em Istambul, Turquia, 16 de fevereiro de 2022
O navio da Marinha Russa Dmitry Rogachev 375 navega em direção ao Bósforo no Mar Negro com um barco da Guarda Costeira turca acompanhando, em Istambul, Turquia, 16 de fevereiro de 2022.| Foto: EFE/EPA/ERDEM SAHIN

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos afirmou nesta terça-feira (22) que navios da Rússia estão bombardeando a cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia. Segundo o porta-voz do Pentágono, John Kirby, os EUA têm indícios de que navios russos no Mar de Azov estão contribuindo para o ataque à cidade portuária de Mariupol com o disparo de projéteis.

"É difícil quantificar, nem podemos entrar em detalhes sobre o tipo de munição que está sendo usada, mas é bastante claro que nos últimos dois dias houve um aumento da atividade naval russa no Mar Negro", enfatizou Kirby.

Atualmente, a cidade de Mariupol é o foco da guerra com a Rússia, em um cerco que já dura dias e deve se prolongar por mais tempo. Cerca de 400 mil pessoas estão presas em Mariupol por mais de duas semanas em meio a fortes bombardeios que cortaram a eletricidade, o aquecimento e o abastecimento de água, segundo fontes locais.