eua distribuição vacina covid
Caixas contendo a vacina Moderna COVID-19 são preparadas para serem enviadas no centro de distribuição McKesson, em 20 de dezembro de 2020, em Olive Branch, Mississippi| Foto: Paul Sancya - Pool/Getty Images/AFP

Remessas iniciais da segunda vacina contra a Covid-19 autorizada nos Estados Unidos, a desenvolvida pela farmacêutica Moderna, começaram a sair dos centros de distribuição do país para aplicação nos próximos dias. O transporte se inicia apenas três dias após a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos EUA ter aprovado o imunizante. As vacinas da Pfizer e da Moderna já embarcadas, e as que serão embarcadas nas próximas semanas, vão quase todas para trabalhadores de saúde e residentes de lares para idosos.

No domingo, o Comitê Consultivo em Práticas de Imunização dos EUA recomendou que os próximos a serem imunizados devem ser pessoas com 75 anos ou mais – cerca de 20 milhões de idosos – e alguns trabalhadores da linha de frente, como policiais, bombeiros, professores e trabalhadores dos setores de alimentação, atendentes de mercados, entre outros – que somam cerca de 30 milhões de pessoas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês) quase sempre seguem as recomendações do comitê, mas deve haver diferenças de prioridades entre os estados. Na primeira semana de vacinação no país, 556 mil americanos receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer, segundo o CDC.