Medida que proíbe o consumo de tabaco em espaços públicos entrou em vigor no México neste domingo (15)
Medida que proíbe o consumo de tabaco em espaços públicos entrou em vigor no México neste domingo (15)| Foto: Unsplash

O consumo de tabaco em espaços públicos foi proibido a partir deste domingo (15) no México, como parte da reforma da Lei Geral para o Controle do Tabaco, modificada no final de 2022.

O regulamento amplia a proteção da saúde da população, particularmente das crianças, contra a exposição à fumaça do tabaco e emissões. O regulamento proíbe o fumo em locais como praças, parques, praias e estádios.

As novas disposições determinam ainda a proibição total de todas as formas de publicidade e promoção dos produtos do tabaco, incluindo a sua exposição nos pontos de venda.

O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, enalteceu a decisão do México em mensagem no Twitter.

"Bravo, México! A OMS dá as boas-vindas a um passo ousado no controle do tabaco. Pedimos a todos os países para que reforcem as políticas de controle do tabaco para nos ajudar a evitar 8 milhões de mortes por ano", declarou o chefe da Organização.

Segundo o governo mexicano, espera-se que, em um horizonte de 10 anos, essas medidas evitem mais de 49 mil mortes prematuras e 292 mil novos casos de doenças associadas ao tabagismo.