mianmar protestos
Flores, um retrato e uma bandeira do partido Liga Nacional pela Democracia são exibidos em homenagem a Mya Thwate Thwate Khaing, que morreu após ser baleada na cabeça, na semana passada, durante uma manifestação contra o golpe militar em Mianmar| Foto: Ye Aung THU/AFP

Mya Thwate Thwate Khaing, manifestante de 20 anos ferida na semana passada durante os protestos em Mianmar, morreu nesta sexta-feira (19). A informação foi confirmada pelo hospital em que ela estava internada.

De acordo com o irmão da vítima, Ye Htut Aung, Mya levou um tiro na cabeça, em 9 de fevereiro, enquanto a polícia tentava dispersar uma multidão durante as manifestações. Ela é a primeira pessoa morta em protestos desde que os militares deram um golpe de Estado por não aceitarem a derrota eleitoral em novembro do ano passado. O exército de Mianmar tomou o poder em 1º de fevereiro e prendeu a líder eleita Aung San Suu Kyi.

O porta-voz militar, agora vice-ministro da Informação, Zaw Min Tun, confirmou esta semana que Mya foi vítima de tiros e garantiu que as autoridades continuariam investigando o caso. Ela rapidamente se tornou um símbolo de resistência dos manifestantes.