Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Leste europeu

Morre o primeiro presidente da Ucrânia independente

Kravtchuk assinou os acordos que atestaram a dissolução da União Soviética (Foto: EFE/Sergey Dolzhenko)

Ouça este conteúdo

O primeiro presidente da Ucrânia após a independência da União Soviética, Leonid Kravtchuk, morreu nesta terça-feira (10) aos 88 anos, segundo anunciou o partido ucraniano Servo do Povo, do atual governante, Volodymyr Zelensky.

"Ele deu uma grande contribuição para a formação do nosso Estado", escreveu o partido no Facebook. "Durante a presidência de Leonid Kravtchuk, foram aprovados os principais símbolos ucranianos e formadas as Forças Armadas da Ucrânia. Assim, a independência da Ucrânia foi reconhecida por todo o mundo", acrescentou a legenda.

Kravtchuk foi presidente da Ucrânia de 1991 a 1994. Junto com os então presidentes da Rússia, Boris Yeltsin, e de Belarus, Stanislav Shushkevich (que morreu na semana passada), assinou os acordos que atestaram a dissolução da União Soviética. Em julho de 2020, chefiou a delegação ucraniana no grupo de contato trilateral para a solução pacífica da situação na região do Donbass.

O chefe do gabinete da presidência da Ucrânia, Andriy Yermak, também expressou suas condolências pela morte de Kravtchuk. “Notícias tristes e uma grande perda. Eu o conheci pessoalmente e tenho orgulho disso. Foi um sábio patriota ucraniano, por isso uma figura verdadeiramente histórica na conquista de nossa independência", escreveu Yermak no Telegram.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.