Um homem segurando uma bandeira do Black Lives Matter enquanto os ativistas do Charlotte-Uprising interrompem o tráfego e continuam seus protestos nesta semana em resposta à Convenção Nacional Republicana em 27 de agosto de 2020 na parte alta de Charlotte, Carolina do Norte.
Um homem segurando uma bandeira do Black Lives Matter enquanto os ativistas do Charlotte-Uprising interrompem o tráfego e continuam seus protestos nesta semana em resposta à Convenção Nacional Republicana em 27 de agosto de 2020 na parte alta de Charlotte, Carolina do Norte.| Foto: Octavio Jones/2020 Getty Images

O movimento Black Lives Matter foi nomeado para o Prêmio Nobel da Paz de 2021, informou o jornal britânico The Guardian. Nos documentos que apontam a nomeação, o parlamentar norueguês Petter Eide afirmou que o movimento forçou países fora dos Estados Unidos a lutar contra o racismo em suas próprias sociedades. Nos EUA o grupo é acusado ter ligações com o marxismo.

"O Black Lives Matter se tornou um movimento mundial muito importante para combater a injustiça racial", disse Eide, que já nomeou ativistas de direitos humanos da Rússia e da China para o prêmio.

As nomeações para o Prêmio Nobel da Paz são aceitas de qualquer político que sirva em nível federal, e eles têm apenas 2 mil palavras para expor a indicação. Neste ano o prazo para as inscrições é nesta segunda-feira 1.º de fevereiro. No final de março, o comitê do prêmio prepara uma lista com os finalistas. O vencedor é escolhido em outubro e a cerimônia de premiação está marcada para 10 de dezembro deste ano.