venezuela covid sucre
Prefeito de Sucre, na Venezuela, manda identificar casas de pacientes com Covid| Foto: Reprodução/Instagram

Autoridades da cidade de Sucre, na Venezuela, começaram a colar cartazes com um símbolo de proibido em vermelho na entrada das casas de pacientes com Covid-19 ou de pessoas que estão com suspeitas de ter contraído a doença. A ordem foi dada pelo prefeito chavista, Luis Adrián Duque, que divulgou a ação em suas redes sociais nesta terça-feira (6).

"Estamos protegendo nosso povo. Aqui [ele aponta para o cartaz colado ao lado de uma porta] indica quando temos um caso de Covid-19 ou um caso suspeito, para que nosso povo fique alerta", disse Duque em um vídeo publicado em seu perfil do Instagram.

Em entrevista a uma rádio local, ele ainda disse que as pessoas que removerem os cartazes serão multadas e correm o risco de perder benefícios do governo, como ajuda alimentar e de gás, se não cumprirem com a quarentena. Ele também desafiou aqueles que consideram as medidas inconstitucionais, dizendo que poderiam contestá-las no tribunal, mas que, até qualquer decisão em potencial, as regras impostas precisariam ser cumpridas.

Rapidamente as declarações e ações do prefeito se tornaram alvo de críticas da oposição, de defensores dos direitos humanos e da própria ditadura chavista. O procurador-geral do regime, Tarek William Saab, informou nesta quarta (7) que foi aberta uma investigação penal contra Duque por ele ter, "de maneira unilateral", "macabramente" marcado as casas de pacientes que sofrem de Covid-19. Saab condenou a ordem do prefeito como um ato de segregação.