Presidente da Câmara,  Nancy Pelosi, durante a Conferência de Imprensa Semanal no Capitólio, em 8 de outubro de 2020 em Washington, DC.
Presidente da Câmara, Nancy Pelosi, durante a Conferência de Imprensa Semanal no Capitólio, em 8 de outubro de 2020 em Washington, DC.| Foto: Tasos Katopodis/Getty Images/AFP

A presidente da Câmara de Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi anunciou hoje em sua conferência de imprensa semanal que pretende discutir uma medida constitucional para remover o Donald Trump do cargo de presidente, baseado nos questionamentos a respeito da saúde de Trump enquanto ele se recupera da infecção da Covid-19.

Pelosi e o deputado Jamie Raskin planejam introduzir uma legislação nesta sexta-feira (9) que ajudaria “garantir uma liderança eficaz e ininterrupta” na presidência. A ideia é criar um painel que averiguaria o cumprimento da 25.ª emenda da Constituição americana que preconiza que o presidente pode ser retirado do cargo, sob determinadas condições, se está “incapaz de cumprir com os poderes e deveres do cargo”. Nesse caso, o primeiro na sucessão é o vice-presidente dos EUA.

“Amanhã, aliás, amanhã, venha aqui amanhã”, disse Pelosi. “Nós vamos falar sobre a 25.ª Emenda.”