As comemorações de Natal de Hong Kong foram marcadas por confrontos esporádicos entre policiais e ativistas pró-democracia.
As comemorações de Natal de Hong Kong foram marcadas por confrontos esporádicos entre policiais e ativistas pró-democracia.| Foto: AFP/PHILIP FONG

O natal em Hong Kong não está sendo nada pacífico como no resto do mundo. Ao todo, 25 pessoas ficaram feridas em confrontos entre a polícia e manifestantes nesta quarta-feira, 25. Entre elas, um homem que caiu do segundo andar de um shopping enquanto tentava fugir da polícia. A chefe do Executivo da ex-colônia britânica , Carrie Lam, disse que muitos turistas e cidadãos ficaram decepcionados por ter "a noite de Natal arruinada por um grupo de desordeiros descuidados e egoístas".

Os manifestantes antigoverno marcharam vestidos de preto e usavam máscaras, cantando slogans pró-democracia como "Libertem Hong Kong" e "A revolução da nossa época" . Os protestos foram convocados pelas redes sociais, e incitaram as mobilizações principalmente em áreas comerciais. A polícia usou spray de pimenta e gás lacrimogêneo para dispersar as multidões. Lam disse que o governo fará o possível para manter a lei e a ordem e restaurar a paz em Hong Kong. "Tais atos ilegais não só acabaram com o clima festivo como também afetou o comércio legal."