Petroleiro venezuelano com 1,4 milhão de barris de óleo corre o risco de naufragar no Golfo de Paria (Reprodução/Fishermen and Friends of the Sea)
Petroleiro venezuelano com 1,4 milhão de barris de óleo corre o risco de naufragar no Golfo de Paria (Reprodução/Fishermen and Friends of the Sea)| Foto:

Carregada com 1,4 milhão de barris de óleo cru, a embarcação Nabarima, da estatal venezuelana de petróleo, a PDVSA, corre o risco de naufragar no Golfo de Paria, que separa a Venezuela de Trinidad e Tobago. Fotos divulgadas por grupos ambientalistas mostram o petroleiro inclinado e emborcado em alto mar. A agência de notícias Reuters diz que a estatal venezuelana planeja passar parte da carga do Nabarima a outro navio.

O secretário da ONG Fishermen and Friends of the Sea (FFOS), que acompanha o caso, Gary Aboud, divulgou imagens do navio nas redes sociais e disse que "com base nas fotos, parece que as correntes das âncoras estão esticadas e sob extrema pressão". Ele alega ter entrado em contato com o governo venezuelano, mas teria sido ignorado.

Segundo a Marinha brasileira, a embarcação está a cerca de 1,3 mil quilômetros das águas do país e que um grupo que inclui a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Ibama acompanham a situação.