Os avanços desta terça-feira poderiam ser suficientes para que, uma vez aprovados em nível ministerial, seja aberta uma via para um encontro entre os presidentes.
Os avanços desta terça-feira poderiam ser suficientes para que, uma vez aprovados em nível ministerial, seja aberta uma via para um encontro entre os presidentes.| Foto: EFE/EPA/SERGEI GUNEYEV/ SERGEY DOLZHENKO

O governo da Turquia espera que os avanços nas negociações desta terça-feira (29) entre as delegações de Ucrânia e Rússia, que aconteceram em Istambul, abram caminho para uma reunião entre os respectivos presidentes, Volodymyr Zelensky e Vladimir Putin.

"Podemos dizer que os dois lados se aproximaram. Fizeram um progresso significativo hoje. Agora, os ministros das Relações Exteriores de ambos os países se reunirão e, logo, está previsto um encontro dos líderes", indicou o chanceler turco, Mevlüt Çavusoglu, em entrevista à emissora local de televisão TRT.

Depois da reunião, os integrantes das delegações ucraniana e russa indicaram à imprensa que os avanços desta terça-feira poderiam ser suficientes para que, uma vez aprovados em nível ministerial, seja aberta uma via para um encontro entre os presidentes.

Segundo indicou a delegação ucraniana, Kiev renunciaria formalmente à busca pela entrada na OTAN, desde que receba garantias de segurança por escrito de um grupo de dez países, entre eles, os cinco integrantes do Conselho de Segurança da ONU.