Benny Gantz e Benjamin Netanyahu
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu (D), e Benny Gantz (E), líder do partido Azul e Branco.| Foto: GIL COHEN-MAGEN/AFP

Após um resultado fraco do partido governista Likud nas eleições de Israel desta terça-feira (17), o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu convidou o seu principal adversário no pleito, o centrista Benny Gantz, do partido Azul e Branco, para formar uma ampla coalizão governista.

Em uma mensagem de vídeo divulgada nesta quinta-feira (19), Netanyahu, disse que preferia formar uma coalizão de direita, mas os resultados das urnas mostraram que isso não seria possível. "Sugiro que nos reunamos o mais rápido possível, sem pré-condições, para trabalharmos juntos para estabelecer um governo de ampla unidade representando todos os que acreditam em um Israel judeu e democrático". Os resultados oficiais não foram revelados ainda, mas a imprensa israelense afirma que, com 97% das urnas apuradas, o Azul e Branco conquistou o maior número de cadeiras no Parlamento, 33, enquanto o Likud obteve duas a menos.