Nicolas Sarkozy
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi acusado de ter usado dinheiro da Líbia em sua campanha eleitoral de 2007| Foto: MARTIN BUREAU/AFP

O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy será julgado na próxima segunda-feira (23) sob a acusação dos crimes de corrupção e tráfico de influência, sendo o primeiro ex-chefe de estado a ir para o banco dos réus por essa razão em 60 anos. Caso condenado, Sarkozy pode ser condenado a 10 anos de prisão e a pagar multa de um milhão de euros.

Sarkozy será julgado no chamado caso da escuta telefônica. Durante as investigações relacionadas a suspeitas de que o ex-presidente teria recebido financiamento ilegal do regime líbio de Muammar Gaddafi, durante a campanha presidencial de 2007, descobriu-se a existência de uma espécie de pacto de corrupção envolvendo o ex-presidente francês. Nicolas Sarkozy teria atuado em parceria com seu advogado, Thierry Herzog, para obter informações privilegiadas em processos em tramitação contra ele.

Os investigadores chegaram à conclusão de que Nicolas Sarkozy usou o juiz Gilbert Azibert para obter informações secretas e tentar influenciar em julgamentos. Em troca, o magistrado recebeu a promessa do ex-presidente de auxiliá-lo a obter cargos no Conselho de Estado de Mônaco.