nova cepa de coronavírus no Japão: Tóquio
Véspera de Natal em Tóquio: cidade tem um dos cinco casos de Covid-19 com a mutação da nova cepa de coronavírus no Japão.| Foto: Philip Fong / AFP

O ministro da Saúde do Japão, Norihisa Tamura, confirmou neste dia 25 de dezembro que pelo menos cinco pessoas no país estão contaminadas com a nova cepa do coronavírus, que seria 70% mais transmissível, segundo divulgou o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, em 19 de dezembro. Todos os casos identificados em solo japonês são de pessoas que chegaram de voos do Reino Unido, entre 18 e 21 de dezembro.

Os passageiros foram testados ao chegar no país e análises posteriores confirmaram que se trata da nova cepa do coronavírus. Três casos foram identificados em Kansai e um em Toquio, em voos de 21 de dezembro, e outro caso foi reportado em Osaka, oriundo de um voo que pousou no dia 18. Quatro desses passageiros não teriam sintomas. O Japão deixou de receber voos do Reino Unido nesta quinta-feira (24).

Com isso, casos reportados da “cepa britânica” em outros oito países. Na Europa, além da Inglaterra, foram identificados casos na Islândia, Dinamarca, Holanda, Itália, Bélgica. Fora da Europa, além dos diagnósticos no Japão, quatro casos da mutação foram identificados na Austrália.