O Capitólio, prédio que serve como centro do Poder Legislativo nos Estados Unidos, em Washington.
O Capitólio, prédio que serve como centro do Poder Legislativo nos Estados Unidos, em Washington.| Foto: Bigstock

Pela primeira vez na história do relatório Faith on the Hill do Pew Research Center, é mais provável encontrar um batista dentro dos corredores do Congresso dos Estados Unidos do que fora dele. Na composição do 118º Congresso, 88% dos legisladores se identificam como cristãos, em comparação com 62% dos adultos americanos. Apenas 1 dos 534 membros do Congresso diz não ter afiliação religiosa (0,2%), em comparação com os 29% que assumem essa posição na população do país.

Em 2023, o número de batistas no Congresso – a denominação protestante mais popular – manteve-se relativamente estável em 13%, enquanto a afiliação batista caiu nacionalmente para 11%, em comparação com os 15% registrados em 2021.

Os dados mostraram que os congressistas também são mais propensos a se identificar como protestantes do que a população em geral, com 57% contra 40%, respectivamente. Da mesma forma, os católicos respondem por 28% do novo Congresso, embora apenas 21% dos EUA. população se identifica como católica.