Lançador de mísseis da Coreia do Norte
Lançador de foguete múltiplo “super-grande recentemente desenvolvido”, em um local não revelado da Coreia do Norte| Foto: KCNA/KNS/AFP

A Coreia do Norte está desenvolvendo ogivas que a permitem atravessar o escudo de defesa do Japão, informou o ministro da Defesa do país, Takeshi Iwaya. Segundo ele, os foguetes seriam novos mísseis balísticos de curto alcance, cujo último teste mostrava uma trajetória irregular - o que teoricamente poderia romper o sistema de defesa atual. Os recentes testes de mísseis da Coreia do Norte preocupam o Japão, apesar de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, dizer que eles não são significativos.

De acordo com o jornal The Guardian, Japão e os EUA têm sistemas de combate Aegis implantados no Mar do Japão. Eles são armados com mísseis interceptadores que destroem ogivas no espaço, no entanto, eles são projetados para combater mísseis em trajetórias regulares e previsíveis. Qualquer variação na trajetória de voo tornaria a interceptação mais complicada.