Ucranianos caminham por longos quilômetros, em meio à neve, para fugir da guerra
Ucranianos caminham por longos quilômetros, em meio à neve, para fugir da guerra| Foto: EFE/Manuel Lorenzo

A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) elevou nesta terça-feira para 660 mil o número de pessoas que deixaram a Ucrânia em direção a alguns países vizinhos, nos cinco primeiros dias de guerra.
A porta-voz da Acnur, Shabia Mantoo, disse, em entrevista coletiva, que os refugiados estão esperando por horas para conseguir cruzar fronteiras, algumas, inclusive, levando mais de dois dias para deixar o território ucraniano.
De acordo com a representante da agência, o êxodo também se torna mais complexo pelas baixas temperaturas e pelos problemas de transporte, que, por vezes, obriga quem foge do conflito a fazer longas caminhadas.
A Acnur indica que Polônia, Romênia, Hungria, Eslováquia e Moldávia, todos vizinhos à Ucrânia, são os principais destinos nesse fluxo de refugiados.
Organização Internacional para as Migrações (OIM), por sua vez, divulgou comunicado exaltando a decisão de diferentes governos de apoiar a diáspora ucraniana, a partir da concessão de vistos.
A entidade destacou que a União Europeia está debatendo garantir aos refugiados ucranianos o status de proteção temporária, que permitiria a esse grupo viver e trabalhar por até três anos em algum dos 27 países que integram o bloco.
A OIM, além disso, divulgou que está tentando dar assistência aos 470 mil estrangeiros que calcula estarem no território ucraniano, entre eles estudantes e trabalhadores migrantes, muitos presos no país devido ao conflito.
Alguns países da África, Oriente Médio e Ásia pediram ajuda da OIM para que esses migrantes na Ucrânia recebam ajuda, assim como para os 6 mil que se calcula terem chegado às vizinhas Moldávia a Eslováquia.