Vídeos nas redes sociais mostram o resgate
Vídeos nas redes sociais mostram o resgate| Foto: Reprodução Twitter

A organização não governamental Project Dynamo, dedicada a resgatar cidadãos americanos em países em crise ou em guerra, anunciou que conseguiu libertar um homem de 27 anos e sua família, que estavam detidos na Ucrânia pelas tropas russas, sob acusação de espionagem.

Os diretores da ONG, que tem sede em Tampa, na Flórida, informaram sobre o resgate de Kirillo Alexandrov e sua família (sem dizer quantos membros são e suas nacionalidades). Os representantes prometeram dar mais detalhes da operação quando ela for concluída, segundo veiculou uma emissora local de televisão.

O americano e os familiares foram feitos prisioneiros por militares russos em 27 de março, em uma região da Ucrânia invadida, perto da cidade de Kherson, no sul do país, localizada às margens do mar Negro.

A ONG afirma ter resgatado mais de 550 pessoas, incluindo recém-nascidos, em regiões ucranianas que estão ocupadas pelos russos desde fevereiro, quando começou a guerra. A Project Dynamo é formada por voluntários, a maioria militares da reserva e ex-combatentes, e foi criada durante a retirada americana do Afeganistão, no ano passado.