Salão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, Suíça.
Salão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, Suíça.| Foto: Elma Okic/ONU

O Human Rights Watch e mais de 50 instituições não governamentais de direitos humanos pediram para que as Nações Unidas (ONU) rejeitem a candidatura da Venezuela ao Conselho de Direitos Humanos da organização. A eleição para a renovação de parte dos países-membros do conselho ocorrerá nesta quinta-feira (17). Venezuela, Brasil e Costa Rica disputam dois assentos disponíveis para a região da América Latina e Caribe (saiba mais sobre essa disputa e quais são os interesses do Brasil).

As ONGs apelaram à consciência dos diplomatas que depositarão seus votos - secretos - e enfatizaram que escolher a Venezuela seria "um tapa na cara" para os milhões de venezuelanos afetados pela crise humanitária e social no país. O próprio Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou a criação de uma comissão para estudar os abusos do regime de Nicolás Maduro.

A resolução que criou o Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2006, estabelece que os membros eleitos "devem manter os mais altos padrões na promoção e proteção dos direitos humanos", mas dos 47 países que compõem o conselho, 10 estão entre os 20 mais opressores do mundo, inclusive Afeganistão, Cuba e Eritreia — que sequer possuem dados suficientes sobre direitos humanos.