cuba
Protesto seria em 20 de novembro, mas precisou ser adiantado após governo cubano anunciar exercícios militares na mesma data.| Foto: Mariscal/Agência EFE/Gazeta do Povo

Ativistas de oposição ao governo de Cuba anteciparam para 15 de novembro a realização de um protesto pacífico em Havana inicialmente marcado para o dia 20 do mesmo mês. A mudança ocorreu após as autoridades do país anunciarem uma comemoração militar na mesma data.

A princípio, o grupo havia solicitado permissão no mês passado para a manifestação pacífica em 20 de novembro em várias cidades. Para isso, eles apelaram para o reconhecimento dos direitos de reunião, manifestação e associação para fins legais e pacíficos estabelecidos na Constituição cubana de 2019. De acordo com os organizadores do protesto, as autoridades cubanas não deram uma resposta oficial sobre o pedido.

Por outro lado, o governo do presidente Miguel Díaz-Canel anunciou na quinta-feira (7) que o Dia da Defesa Nacional será comemorado em 20 de novembro e será precedido de exercícios militares nos dois dias anteriores. Embora as autoridades cubanas aleguem que a data tinha sido marcada com antecedência, os ativistas opositores acreditam que elas o fizeram depois de tomarem conhecimento do protesto, com o objetivo de evitá-lo.