O papa Francisco recebe o presidente do Chile, Sebastián Piñera, em audiência no Vaticano, 9 de setembro
O papa Francisco recebe o presidente do Chile, Sebastián Piñera, em audiência no Vaticano, 9 de setembro| Foto: EFE/EPA/VATICAN MEDIA

O papa Francisco se reuniu nesta quinta-feira com o presidente do Chile, Sebastián Piñera, no Vaticano, e abordou o processo de reforma da Constituição do país sul-americano, conforme revelou o chefe de Estado. "Hoje, tive a chance de ter uma conversa muito pessoal, muito profunda e muito extensa com o Santo Padre", afirmou o presidente chileno, após o segundo encontro com o pontífice em dois anos de mandato.

Piñera revelou alguns outros tópicos abordados com o papa durante a audiência, que durou uma hora, segundo ele, mais do que o previsto inicialmente. "O respeito aos direitos humanos de todos, o valor da família, o valor de cuidar e proteger o nosso meio-ambiente, o valor da solidariedade são fundamentais para o Chile que todos juntos queremos construir", garantiu o presidente.

O escritório de imprensa da Santa Sé, por sua vez, garantiu que, durante a conversa, foi expressada a satisfação pelas boas relações com o país sul-americano, assim como os compromissos comuns pela paz, justiça social, proteção dos pobres, entre outros.

O papa e Piñera falaram "da situação interna do país, voltando atenção especial ao desenvolvimento socioeconômico, ao processo de reforma da Constituição e às relações com a Igreja Católica", indicou a assessoria de comunicação do Vaticano.

O Chile iniciou o processo de redação de uma nova Carta Magna, que substituirá a atual, que remonta aos tempos da ditadura de Augusto Pinochet, que esteve no poder entre 1973 e 1990.