Zona Desmilitarizada que separa a Coreia do Norte e do Sul
Plataforma de observação perto da Zona Desmilitarizada que separa a Coreia do Norte e do Sul, em Imjingak| Foto: Ed Jones/AFP

Um soldado norte-coreano desertou ao fazer uma perigosa viagem pela zona desmilitarizada rumo à Coreia do Sul na calada da noite de quarta-feira (31), segundo contaram autoridades de defesa em Seul.

Cerca de 1.100 desertores norte-coreanos chegaram à Coreia do Sul no ano passado, segundo o Ministério de Unificação do Sul. Mas é relativamente raro que os norte-coreanos tentem atravessar diretamente para o sul. Fazer isso envolve atravessar a zona desmilitarizada, uma faixa fortemente protegida que atravessa a península e é cheia de postos de guarda militares, minas terrestres, arame farpado e outras barreiras. A maioria dos norte-coreanos foge de seu país cruzando a fronteira norte para a China.

Em 2017, um soldado norte-coreano foi fuzilado por seus companheiros, enquanto fazia uma dramática fuga para a Coreia do Sul na Área de Segurança Conjunta, o único lugar na fronteira onde as forças norte e sul coreanas se defrontam. A última vez que um soldado norte-coreano desertou pela zona desmilitarizada foi no ano passado.