Ação policial na capital do Canadá tem o objetivo de dispersar protesto iniciado há três semanas por caminhoneiros e outros manifestantes contrários aos passaportes vacinais
Ação policial na capital do Canadá tem o objetivo de dispersar protesto iniciado há três semanas por caminhoneiros e outros manifestantes contrários aos passaportes vacinais| Foto: EFE/EPA/AMRU SALAHUDDIEN

Como um esforço final para liberar o Centro da capital canadense, Ottawa, de manifestantes, a polícia usou, neste sábado (19) pela manhã, spray de pimenta e granadas de efeito moral, segundo informações da agência de notícias Reuters. Pela manhã 47 pessoas foram presas.

Manifestantes e caminhões ocupam o centro da cidade há três semanas protestando contra as restrições impostas pela pandemia. Na sexta-feira, mais de 100 prisões já haviam sido feitas para limpar parte do bloqueio que se dava em frente ao parlamento e ao gabinete do primeiro-ministro.

A polícia usou alto-falantes para alertar a multidão para se dispersar ou, senão, seria presa e muitos caminhões se retiraram depois de pedidos dos organizadores do Freedom Comvoy. Mesmo assim, 38 veículos foram rebocados, segundo a polícia.