Líder do partido conservador da Áustria OVP, Sebastian Kurz
Líder do partido conservador da Áustria OVP, Sebastian Kurz| Foto: JOE KLAMAR/AFP

O Parlamento da Áustria aprovou nesta quarta-feira (18) uma moção que obriga o governo do país vetar o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul quando o assunto for tratado no Parlamento Europeu, segundo informou a Deutsche Welle. A medida coloca ainda mais dúvidas sobre o futuro do acordo, uma das celebradas conquistas do governo de Jair Bolsonaro.

A proposta teve o apoio de todos os partidos parlamentares (social-democratas, democratas, nacionalistas e esquerdistas), com exceção do partido liberal Neos, que apoia o acordo de livre-comércio, mas exige algumas modificações. O partido da direita nacionalista FPO, envolvido em um escândalo de corrupção, disse, por meio de um um comunicado, que o acordo “já é passado” e que a Áustria não pode se ajoelhar diante dos interesses da indústria.

O tratado ainda precisa ser aprovado pelos países dos dois blocos para entrar em vigor, mas além da Áustria, França e Irlanda também prometem bloqueá-lo. A Áustria está se preparando para novas eleições parlamentares em 29 de setembro, a segunda desde 2017.