miguel díaz-canel
Presidente cubano Miguel Diaz-Canel| Foto: Ernesto MASTRASCUSA/POOL/AFP

A Assembleia Nacional de Cuba elegeu Miguel Díaz-Canel como o primeiro presidente do país em 40 anos, um cargo que havia deixado de existir em 1976 e foi restituído em uma reforma constitucional em abril deste ano. A novidade, porém, não altera as engrenagens da política na ilha comunista.

Díaz-Canel é o atual líder da ilha, atuando como Presidente do Conselho de Estado de Cuba desde que Raúl Castro passou o poder a ele, em abril de 2018. Agora, Díaz-Canel assume poderes ainda mais amplos, já que poderá tomar decisões sem precisar da aprovação do Conselho de Estado - ao menos oficialmente. O mandato será de 5 anos, com direito a uma reeleição. Salvador Valdés Mesa foi escolhido como vice-presidente, ex-líder sindical de 74 anos que já atuava como um dos nomes mais importantes do governo.

De acordo com o cronograma anunciado por Díaz-Canel, o próximo passo será nomear um primeiro-ministro, cargo que também foi criado com a nova constituição, e tornar pública a nova composição do Conselho de Ministros antes do final deste ano.