Motivo oficial para a apresentação da moção foram alegações de má gestão econômica; premiê acusou EUA de apoiar conspiração
Motivo oficial para a apresentação da moção foram alegações de má gestão econômica; premiê acusou EUA de apoiar conspiração| Foto: EFE/EPA/T. MUGHAL

O parlamento do Paquistão aprovou neste domingo (10, horário local) uma moção de desconfiança apresentada pela oposição para destituir o primeiro-ministro Imran Khan. Votaram a favor da medida 174 dos 342 membros do Legislativo.

O primeiro-ministro, que estava no cargo desde 2018 e cujo mandato terminaria no próximo ano, havia afirmado que a moção de desconfiança era parte de uma conspiração apoiada pelos Estados Unidos após sua visita à Rússia no dia da invasão da Ucrânia. Washington negou as acusações.

O motivo oficial para a apresentação da moção foram alegações de má gestão econômica. Antes, Khan havia tentado evitar a votação ao dissolver o Parlamento e convocar eleições antecipadas, mas a Suprema Corte do Paquistão reverteu esses atos e determinou que o processo seguisse adiante.