Iemenitas deslocados em abrigos improvisados nos arredores de Saná, Iêmen.
Iemenitas deslocados em abrigos improvisados nos arredores de Saná, Iêmen.| Foto: EFE/EPA/YAHYA ARHAB

As partes em conflito no Iêmen, cujo conflito levou à pior crise humanitária do planeta, segundo a ONU, chegaram nesta sexta-feira (1º) a um acordo para um cessar-fogo integral de dois meses a partir de sábado (2).

A trégua, uma das mais longas desde o início do conflito em 2014, foi anunciada pelo enviado especial da ONU para o Iêmen, Hans Grundberg, e foi alcançada após longas conversas com os grupos beligerantes com a promessa de levantar o bloqueio das principais instalações controladas pelos rebeldes houthis.

"As partes em conflito responderam positivamente à proposta das Nações Unidas de uma trégua de dois meses que entrará em vigor amanhã, 2 de abril, às 19h", disse o enviado da ONU. A importância da trégua também se deve ao fato de que as partes não só concordaram em interromper suas operações militares dentro do Iêmen, mas também "além de suas fronteiras", segundo nota, em referência aos ataques de mísseis e drones houthis contra a Arábia Saudita.

A importância desta trégua também se deve ao fato de que as partes não só concordaram em interromper suas operações militares dentro do Iêmen, mas também "além de suas fronteiras", segundo a nota, referindo-se aos ataques de mísseis e drones houthis contra a Arábia Saudita.