Candidato a presidente Alberto Fernández, da coalizão Frente de Todos, em Buenos Aires, 11 de agosto de 2019
Candidato a presidente Alberto Fernández, da coalizão Frente de Todos, em Buenos Aires, 11 de agosto de 2019| Foto: FP PHOTO / FRENTE DE TODOS

O Partido Justicialista, da coligação de Alberto Fernández e Cristina Kirchner, divulgou nesta quinta-feira (15) um comunicado em que "repudia o silêncio da chancelaria" argentina sobre as declarações do presidente Jair Bolsonaro a respeito das eleições no país vizinho, consideradas "uma falta de respeito ao povo argentino que expressou livremente a sua vontade soberana no processo eleitoral em curso". O partido ainda pede à chancelaria que "faça respeitar o princípio internacional de não ingerência de um governo estrangeiro nos assuntos internos da Argentina".

Bolsonaro disse na quarta-feira (14) que "bandidos de esquerda começam a voltar ao poder", ao se referir à vitória da chapa de Alberto Fernández e Cristina Kirchner nas eleições primárias. Anteriormente, o presidente brasileiro já havia dito que o resultado colocava a Argentina "no caminho da Venezuela" e que não queria argentinos "fugindo para cá". A nota diz ainda que o partido argentino tem "a convicção de que as expressões do senhor presidente do Brasil não formam parte do sentimento popular do povo irmão brasileiro".