Membros do Exército e da Defesa Civil embalam mil toneladas de alimentos e produtos de higiene em Lima, 1 de abril de 2020. O Peru anunciou que homens e mulheres só poderão circular em dias alternados nas ruas do país
Membros do Exército e da Defesa Civil embalam mil toneladas de alimentos e produtos de higiene em Lima, 1 de abril de 2020. O Peru anunciou que homens e mulheres só poderão circular em dias alternados nas ruas do país| Foto: Luis Enrique SALDANA / Ministério da Defesa do Peru / AFP

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, anunciou medidas de combate ao novo coronavírus que serão colocadas em prática no país a partir desta sexta-feira (3), incluindo um revezamento de homens e mulheres nas ruas.

Às segundas, quartas e sextas-feiras, apenas homens podem circular nas ruas, para comprar mantimentos, remédios e ir aos bancos; nas terças, quintas e sábados, apenas mulheres. Nos domingos, todos estão proibidos de circular.

"Com esta nova medida, reduziremos em 50% a circulação das pessoas para manter nossa capacidade de resposta a par do nível máximo que a curva alcançar", afirmou Vizcarra.

O Peru tem 1.414 casos confirmados de covid-19 e 55 mortos pela doença; 537 pessoas já se recuperaram no país até esta quinta-feira (2), segundo a Universidade Johns Hopkins.