Em Lima, capital do Peru, manifestantes entraram em confronto com a polícia durante protesto contra a destituição de Martín Vizcarra da presidência. Foto de 12 de novembro de 2020.
Em Lima, capital do Peru, manifestantes entraram em confronto com a polícia durante protesto contra a destituição de Martín Vizcarra da presidência. Foto de 12 de novembro de 2020.| Foto: AFP

A noite de quinta-feira (12) foi marcada por conflitos entre manifestantes e a tropa de choque da polícia em Lima, capital do Peru, durante protesto contra a destituição do ex-presidente Martín Vizcarra e o novo governo de Manuel Merino. Também foram registrados atos em outras cidades do país, a fim de pressionar o Congresso em relação à atual situação política do Peru. Organizações de direitos humanos têm expressado preocupação com o uso de força excessiva por parte dos agentes de segurança contra manifestantes.

Vizcarra foi destituído do Executivo do país na noite da última segunda-feira (9), por "incapacidade moral permanente", após votação de processo de impeachment no Congresso peruano. Ao deixar o poder, afirmou que o fazia de ""cabeça erguida". Ele foi acusado de ter recebido 2,3 milhões de soles (cerca de R$ 3,4 milhões) em propina por contratos de obras públicas quando era governador da região de Moquegua, no sul do país.