porto de Fujairah
Porto de Fujairah, no leste dos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde as recentes tensões entre o Irã e os Estados Unidos afetaram o movimento no Golfo de Omã, perto do estratégico Estreito de Ormuz| Foto: KARIM SAHIB/AFP

Um navio petroleiro desapareceu depois de ter parado em águas iranianas há três dias, levantando preocupações de que possa ter sido apreendido pelo Irã em meio a tensões no Golfo Pérsico. Os dados de rastreamento mostram que a embarcação, que opera com a bandeira do Panamá, parou de transmitir sua posição no sábado, quando estava próximo a ilha de Qeshm, no Estreito de Ormuz, onde a Guarda Revolucionária do Irã tem uma base. O navio estava a caminho dos Emirados Árabes Unidos antes de desviar drasticamente e parar em águas territoriais iranianas.

O Riah é um pequeno petroleiro que está registrado em nome da Prime Tankers em Dubai, segundo sites de rastreamento de embarcações, mas um funcionário dos Emirados Árabes Unidos negou que o navio tenha ligações com o país. Uma autoridade de defesa americana disse que os EUA "suspeitam" que o Irã tenha apreendido o navio, segundo a Associated Press. Desde maio, pelo menos seis embarcações foram atacadas perto do Estreito de Ormuz, em incidentes que os EUA atribuíram ao Irã.