canadá
A ponte internacional Ambassador, que liga o Canadá aos Estados Unidos, foi bloqueada como parte de protestos contra medidas do governo canadense para combater a pandemia de Covid-19.| Foto: EFE/EPA/TANNEN MAURY

A polícia da cidade de Windsor, no Canadá, começou na manhã deste sábado (12) a retirar caminhões e outros veículos que bloqueiam há seis dias a ponte internacional Ambassador, que liga o país aos Estados Unidos, e foram colocados como parte de protestos contra medidas do governo canadense para combater a pandemia de Covid-19. Imagens de emissoras de televisão canadenses mostram dezenas de policiais avançando em direção aos cerca de 100 manifestantes e dezenas de veículos que fecham o tráfego.

Conforme a polícia avançava, os manifestantes, que se opunham às medidas tomadas contra a pandemia, lentamente começaram a recuar, e dois caminhões pesados envolvidos no bloqueio do acesso à ponte saíram do local. Alguns dos manifestantes, muitos carregando bandeiras canadenses, começaram a cantar o hino nacional, enquanto outros questionavam as ações dos policiais, perguntando a eles "para quem estão trabalhando".

A ação policial foi tomada um dia depois que o juiz Geoffrey Morawetz, do Tribunal Superior da província de Ontário, ordenou aos caminhoneiros manifestantes que parassem de bloquear a ponte até as 19h de ontem. Atendendo a ordem, a polícia distribuiu folhetos aos caminhoneiros à noite, advertindo que entraria em vigor em Ontário o estado de emergência a partir deste sábado e que o bloqueio da ponte era "ilegal".