pompeo
O Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, fala durante uma entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro israelense após uma reunião em Jerusalém, em 19 de novembro de 2020| Foto: AFP

O secretário de Estados dos EUA, Mike Pompeo, declarou a campanha de boicote, desinvestimento e sanções (BDS) contra Israel como uma "manifestação de antissemitismo", durante visita oficial a Israel nesta quinta-feira (19). O movimento BDS busca elevar a posição de negociação palestina frente a Israel por meio de uma campanha internacional de pressão, e que é considerada por muitos um movimento antissemita.

"Nós queremos estar com todas as outras nações que reconhecem o movimento BDS pelo câncer que ele é, e estamos comprometidos em combatê-lo", disse Pompeo. Uma nota divulgada pela secretaria de Estado afirmou que Estados Unidos se opõem veementemente à campanha global de boicote e às práticas que a facilitam, "como rotulagem discriminatória e publicação de bancos de dados de empresas que operam em Israel ou em áreas controladas por Israel".

Segundo Pompeo, o governo americano vai identificar organizações que apoiam o BDS e vai revisar o uso dos fundos do Departamento de Estado para confirmar que o dinheiro da pasta não seja direcionado a organizações que apoiam o movimento. O secretário de Estado disse ainda que irá rever suas opções legais para cortar fundos para organizações estrangeiras envolvidas em atividades relacionadas ao BDS.