mike pompeo
O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, fala aos repórteres durante uma entrevista coletiva no Departamento de Estado em Washington, DC, em 6 de maio de 2020.| Foto: KEVIN LAMARQUE / POOL / AFP

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse nesta quarta-feira (6) que os Estados Unidos farão o possível para repatriar os dois americanos presos pelo regime de Nicolás Maduro, após serem acusados de participar de uma tentativa de invasão marítima à Venezuela com o objetivo de assassinar o ditador.

"Trabalharemos de forma consistente para tentar devolver os dois americanos envolvidos nessa situação ao nosso país", disse Pompeo. "Se o regime de Maduro decidir mantê-los, usaremos todas as ferramentas disponíveis para trazê-los de volta, é nossa responsabilidade fazer isso".

Pompeo, assim como o presidente Donald Trump, negou o envolvimento do governo americano na operação descrita por Maduro. "Se tivéssemos participado, as coisas teriam sido diferentes", disse. O secretário ainda acrescentou que a Casa Branca não está preparada para compartilhar informações sobre quem financiou essa operação. "Assim que tivermos mais informações sobre o que aconteceu, as compartilharemos oportunamente".