O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, participa de coletiva de imprensa sobre a situação no Afeganistão, no Pentágono, em Arlington, Virgínia, EUA, 16 de agosto de 2021.
O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, participa de coletiva de imprensa sobre a situação no Afeganistão, no Pentágono, em Arlington, Virgínia, EUA, 16 de agosto de 2021.| Foto: MICHAEL REYNOLDS/Agência EFE

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, confirmou nesta terça-feira que os Estados Unidos seguirão "durante as próximas semanas" com os voos de evacuação partindo do aeroporto de Cabul, trazendo americanos e colaboradores afegãos.

De acordo com o representante do Departamento de Defesa dos EUA, a operação continuará acontecendo de "maneira segura e ordenada", após as cenas de caos e desesperado que circularam em todo o mundo ontem, um dia após a tomada da capital do Afeganistão pelos talibãs: "Nosso foco militar está concentrado, totalmente, no aeroporto. De nos asseguramos de que podemos mantê-lo e operá-lo", acrescentou ele.

"Vamos trabalhar realmente duro nas próximas semanas, para tirar do país todos que pudermos", disse Kirby, em entrevista à emissora de rádio pública americana "NPR", indicando que as tropas americanas têm capacidade para retirar do Afeganistão entre cinco e nove mil pessoas por dia.