“Parece que todo mundo está fumando um baseado. Todo mundo tem um baseado”, disse o prefeito Eric Adams aos risos.
“Parece que todo mundo está fumando um baseado. Todo mundo tem um baseado”, disse o prefeito Eric Adams aos risos.| Foto: EFE/EPA/SARAH YENESEL

A cidade de Nova York cheira à maconha - essa surpreendente declaração foi feita na sexta-feira (15) pelo próprio prefeito Eric Adams depois que uma jornalista lhe perguntou sobre o cheiro intenso de lixo nas ruas. "A primeira coisa que sinto agora é maconha. Parece que todo mundo está fumando um baseado. Todo mundo tem um baseado", disse Adams aos risos. "Não sinto o cheiro (de lixo), deve ser porque tenho nariz nova-iorquino", completou o prefeito.

O uso da maconha é bastante difundido na Big Apple, como resultado de uma situação de limbo legal: embora o uso tenha sido descriminalizado, ainda não foram especificados os regulamentos que regem seu cultivo e venda, e tudo mais relacionado a quantidades, preços e critérios para ser considerado um usuário.

De qualquer forma, os aromas vindos dos cigarros de maconha não conseguem cobrir o fedor intenso produzido no verão pelas pilhas de lixo que se acumulam nas ruas da cidade e que se tornam o lar favorito dos ratos. Em uma pesquisa recente da revista “Time Out”, Nova York teve a duvidosa honra de ser eleita a segunda cidade mais suja do mundo, atrás apenas de Roma.