O Dail, a câmara baixa do Parlamento irlandês, na primeira sessão desde a eleição de 8 de fevereiro. O primeiro-ministro Leo Varadkar renunciou ao cargo e permanecerá como líder interino até que um novo governo seja formado
O Dail, a câmara baixa do Parlamento irlandês, na primeira sessão desde a eleição de 8 de fevereiro. O primeiro-ministro Leo Varadkar renunciou ao cargo e permanecerá como líder interino até que um novo governo seja formado| Foto: MAXWELLS / HOUSES OF THE OIREACHTAS / AFP

O premiê irlandês Leo Varadkar renunciou ao cargo após tentativa fracassada de eleger um novo primeiro-ministro (chamado de taoiseach) no Parlamento irlandês nesta quinta-feira (20).

Essa foi a primeira sessão do Parlamento irlandês após a eleição de 8 de fevereiro, em que o esquerdista Sinn Fein teve um aumento de apoio significativo. Quatro partidos indicaram os seus líderes para o posto de primeiro-ministro, mas nenhum deles alcançou a maioria de 80 votos na Câmara. Varadkar, líder do Fine Gael, que ficou em terceiro na votação de hoje, continuará com as suas funções até que um novo governo seja formado.

Segundo o Guardian, Varadkar evitará tomar grandes decisões políticas e fazer aparições públicas a não ser que seja "absolutamente necessário" e apenas após consultar os outros partidos.