O vazamento de fotos da comemoração provocou um escândalo no país.
O vazamento de fotos da comemoração provocou um escândalo no país.| Foto: EFE/DemianAldayEstevez

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, reconheceu nessa sexta-feira que foi um erro a realização de uma festa de aniversário na residência presidencial de Olivos no ano passado, em pleno confinamento sanitário devido à pandemia de Covid-19.

Fernández contou que a primeira dama, Fabiola Yañez, chamou amigos para "um brinde" em 14 de julho de 2020, por ocasião do aniversário dela, enquanto a Argentina estava sob um decreto presidencial com duras restrições sanitárias devido à Covid-19, incluindo a proibição de reuniões sociais.

O vazamento de fotos da comemoração provocou um escândalo no país e uma reação da oposição, que pretende levar Fernández a um julgamento político. As imagens, publicadas nesta sexta-feira nas primeiras páginas dos principais jornais da Argentina, mostram várias pessoas, incluindo Fernández, durante o encontro na residência presidencial de Olivos, na periferia de Buenos Aires.

"Eu definitivamente percebo que isso não deveria ter sido feito", reconheceu Fernández. "Lamento que tenha acontecido", acrescentou, prometendo que o que ocorreu é algo que "não voltará a acontecer".