presidente da ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky.| Foto: EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO

O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, disse neste sábado (12) que a situação no país está "sob controle" e pediu que os cidadãos ucranianos não entrem em pânico com o alerta dos Estados Unidos de um possível ataque da Rússia na próxima semana. "Como presidente, tenho que dizer a verdade à população. E a verdade é que temos informações diferentes. E agora o melhor amigo dos inimigos é o pânico em nosso país. E todas essas informações só ajudam o pânico e não nos ajudam", disse o chefe de Estado em pronunciamento na região de Kherson, no sul do país.

Zelenski, que supervisionou exercícios militares ucranianos na região, declarou que não podia dizer se a Rússia atacará a Ucrânia nos próximos dias. "Não posso dizer se concordo ou discordo (com a análise dos EUA). Nós coletamos informações e as analisamos. Não é tão simples, e é por isso que não posso dar uma resposta simples", afirmou, ao ser perguntado sobre o alerta de Washington.

Ele admitiu que a Rússia pode atacar "a qualquer dia", como fez em 2014 no leste do país, quando a Ucrânia não acreditou na possibilidade. Por outro lado, insistiu na necessidade de "analisar todas as informações que temos, e são muitas". "Se você ou outros tiverem informações adicionais sobre uma invasão 100% (garantida) da Ucrânia por parte da Federação Russa, me forneçam", acrescentou.