O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou que o país cortou relações diplomáticas com o governo socialista da Venezuela
O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou que o país cortou relações diplomáticas com o governo socialista da Venezuela| Foto: ORLANDO ESTRADA / AFP

O presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou nesta quinta-feira (16) que o seu país rompeu relações diplomáticas com o regime socialista da Venezuela. "Encerramos definitivamente as relações com o governo da Venezuela", disse o presidente guatemalteco a jornalistas após reunião com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, segundo a imprensa local.

Giammattei, o direitista que assumiu a presidência da Guatemala na terça-feira, anunciou ainda que o representante do ditador venezuelano Nicolás Maduro responsável pela embaixada no país deve abandonar o país e que a missão diplomática será fechada.

O governo do ex-presidente Jimmy Morales reconheceu Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela em janeiro de 2019, mas a representação diplomática do governo de Maduro continuava em funcionamento com um encarregado de negócios na Guatemala.