honduras
Promotores dos EUA acusaram o presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, de receber propina de traficante de drogas| Foto: ORLANDO SIERRA/AFP

Promotores federais dos Estados Unidos alegaram nesta terça-feira (9) que o presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, ajudou a traficar cocaína para os EUA. A acusação ocorreu durante julgamento do traficante Geovanny Fuentes Ramírez, para quem Hernández teria dito para "enfiar drogas no nariz dos gringos", em uma conversa que teria ocorrido entre 2013 e 2014, segundo uma testemunha ouvida pelos promotores. Eles também alegam que o Hernández recebeu propinas de traficantes e usou o exército de Honduras para proteger cargas de drogas e um laboratório de cocaína.

O presidente de Honduras não é réu no processo e nega as alegações da promotoria americana. O irmão dele, Juan Antonio Hernández, foi condenado em 2019 por ajudar a "processar, receber, transportar e distribuir cargas de várias toneladas de cocaína que chegaram a Honduras por meio de aviões, helicópteros e lanchas", segundo o Departamento de Justiça dos EUA.