Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez
Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez| Foto: NORBERTO DUARTE/AFP

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, está com dengue, confirmou nesta quarta-feira (22) o ministro da Saúde do país,  Julio Mazzoleni. Durante uma viagem ao Alto Paraná o líder da nação vizinha se sentiu mal e participou de apenas uma das cinco atividades previstas, segundo o jornal paraguaio ABC Color. Ao comunicar que estava com dores, enjoo e febre, Abdo Benítez foi levado de avião até Assunção, onde ele foi diagnosticado com o tipo mais comum de dengue, o 4. Ele não foi internado, mas está sob supervisão médica e ficará em repouso por dois dias.

"[O presidente] está em estado geral muito bom. Ele cumprirá sua agenda em Mburuvicha Róga, com restrições (…) está assintomático neste momento, vamos controlá-lo nessas 24 a 48 horas e, com base em sua evolução, retomará suas funções normais", informou o ministro da Saúde, segundo o site ABC Color.

O Paraguai vive uma epidemia de dengue com cerca de 1.800 casos confirmados. Duas pessoas já morreram por causa do doença e outras 14 mortes ainda estão sendo investigadas. O ministro da Saúde alertou que as notificações por possíveis infecções do vírus chegam a 3.500 e que o número deve dobrar nas próximas semanas, quando a epidemia atingirá o pico.